01 outubro 2008

REFLETINDO*MATERNIDADE...PATERNIDADE COM RESPONSABILIDADE*





VAMOS FALAR SOBRE FILHOS



É um tema sempre polemico falar sobre relacionamento Pais e Filhos, e sobre a questão de como educá-los. Vamos procurar pensar na base de tudo.

Sempre é oportuno falar sobre educação infantil, no que tange à maneira de se criar filhos, pois estão surgindo divergências sobre diferenças entre repressão e educação. O que antes se considerava educação, hoje é tido como repressão, e o resultado é o que está se vendo. Não podemos confundir liberdade de opinião com liberalidade de costumes.

Li um artigo muito interessante sobre maternidade, que termina com a seguinte, e muito linda frase: “A integração plena entre duas pessoas que se amam é a fusão de suas essências em um novo ser: O FILHO”.

Muito linda a frase, só que é preciso acrescentar que, para se ter um filho, é muito importante que o casal esteja muito bem preparado para o evento. Preparado moral, material, e espiritualmente, pois é um passo muito importante. Afinal, vamos por no mundo uma criatura que vai precisar de todo apoio possível e imaginário.

Portanto, se os pais não estiveram com todos os requisitos em dia, não é bom , sendo uma das razões para termos tantas crianças abandonadas, mal educadas e outras cositas más... Produto híbrido de pais inadequados, e, como tem disso, infelizmente...

A falta desse planejamento impede que se dê aos filhos a criação adequada, e muitas vezes isso acarreta tantas conseqüências danosas para o futuro das crianças.
Muitas vezes acontece a chamada "gravidez acidenta, uma surpresa paa pais despreparados, quando os filhos são considerados fardo por quem os cria. Isto gera traumas para criança.

Muitos casais podem dizer que tiveram seus filhos planejados, pensados, e pode se dizer, que convenientemente cuidados durante a chamada primeira infancia. Depois, com os filhos crescidos e bem criados, pode-se dizer que eles tiveram toda a atenção e apoio moral e material que poderiam ter. Enfim, esses casais podem dizer: MISSÃO CUMPRIDA, ou quase, pois sempre os filhos vão precisar de apoio dos pais e se houve esse planejamento, sempre haverá o bom relacionamento entre pais e filhos, o que dificilmente ocorre nos lares mal formados, pois a falta de condições, sempre provoca a revolta dos filhos contra os pais.

Enfim, essa questão deve ser encarada com muita atenção e carinho.

Muitas vezes casais que não querem ter filhos são questionados por esse motivo. Não vejo porque esse questionamento. Afinal, é uma questão que só diz respeito a eles.

Por diversos motivos, ou por questão profissional, a gravidez é adiada. Visto que a maternidade para ser bem administrada, exige dedicação total da mãe (principalmente), essa decisão deve ser respeitada, pois é deles, e só a eles interessa.

Essa é uma das sábias maneiras de fazer o "controle da natalidade", os chamados filhos conscientes. Ou seja, gerados quando os pais reúnem condições para tanto, e realmente desejam aumentar a família. Convenhamos que atualmente, isto se torna cada vez mais problemático.
Podemos concluir que a base de tudo é:Maternidade e paternidade com responsabilidade.
Texto pesquisado Marcial Salaverry

Um comentário:

Márcia Regina disse...

Estou aqui a 15 minutos tentando passar o que sinto sobre o assunto...FILHOS.... a única coisa que me passa pela cabeça é aquele velho poema do Vinícius:
"filhos? Por que tê-los?
Mas, se não tê-los,
como sabê-lo?"

Facebook