21 setembro 2008

Pasta americana cobertura e modelagem feita por Nancy Neide


                








Foto de Nancy
Pasta americana cobertura feita por Nancy 
Categoria : Bolos, tortas, doces, recheios e coberturas A pasta americana elástica, é excelente para cobertura de bolos e decorações artísticas na confeitaria.

Ingredientes

12g de gelatina em pó sem sabor  
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de gordura hidrogenada
2 colheres (sopa) de glucose de milho
600 gramas de açúcar impalpável ou mais, até dar o ponto de abrir a massa com um rolo.
1 colher (sopa) de essência de amêndoa ou outra a gosto
Modo de preparo

Foto de Nancy

 Foto de Nancy



Dissolver a gelatina em 6 colheres (sopa) de água fria, descansar por 6 minutos. Colocar em uma tigela refratária e levar ao micro-ondas ou banho  banho maria para dissolver a gelatina hidratada  junto a glucose e a gordura, e aguardar até que os ingredientes fiquem dissolvidos e misturados.
Retirar do banho maria e deixar amornar. Acrescentar o açúcar de confeiteiro impalpável até formar uma pasta que ainda grude das mãos. Este é o  primeiro ponto da pasta. Pode-se colocar na tigela da batedeira de massa pesada, somente para misturar, em velocidade baixa, com o batedor raquete.
Embrulhar a pasta em filme plástico e deixar descansar por 12 horas. No primeiro ponto a pasta pode ser guardada na geladeira.


Após este tempo, retirar a pasta da geladeira e deixar na temperatura ambiente por 2 horas, em seguida  colocá-la  na bancada, acrescentar açúcar impalpável, sovar até o ponto de soltar das mãos, sendo este o segundo ponto, e com o rolo abrir para cobrir o bolo, ou fazer modelagens. 
Forma-se uma pasta elástica, na consistência ideal, bem firme para abrir com rolo, cobrir bolos e fazer modelagens. Adicionar corantes e essências a gosto.
  Foto de Nancy

  Foto de Nancy
Aplique a pasta americana cobertura no trabalho desejado, como em bolos, tortas, cupcakes, cookies, enfeites decorativos comestíveis, etc .
Caso não a use toda, guardar o restante na geladeira, em saco plástico erméticamente fechado.


Foto de Nancy



Foto de Nancy
Foto de Nancy
 Foto de Nancy



E bom saber que....
Para que possamos conseguir uma pasta americana cobertura excelente, o equilíbrio dos ingredientes, como também o uso correto das medidas padronizadas, faz toda a diferença.
Utilizar a quantidade de água indicada, sem acrescentar ou reduzí-la.
Deve-se utilizar as margarinas destinadas a culinária, ou gordura vegetal em temperatura ambiente.
As margarinas que são elaboradas para uso culinário, de boa qualidade, possuem uma quantidade de água reduzida em relação as outras margarinas comuns. É necessário que tenham alto teor de lipídeos, em torno de 80%.
Nesta receita foi usado, gordura vegetal, gelatina sem sabor e incolor,  glucose de milho branca, e açúcar impalpável, o qual tem adição de amido de milho em sua composição.
Colocar a quantidade de açúcar que baste, aos poucos, para conseguir o ponto de abrir a pasta com o rolo e aplicar. Iniciar com 400 gramas de açúcar, até acertar o ponto.
O primeiro ponto da pasta é quando ela ainda gruda nas mãos. Pode-se guardar a pasta que sobrar em saco plástico bem fechado e em local seco e fresco. Sua durabilidade é de aproximadamente 15 dias. Caso coloque na geladeira, embalar bem para que não pegue umidade.
Depois de alguns dias, a pasta estará dura. Para reutilizá-la, colocar a mesma no microondas por 3 a 6 segundos com 1 colher (café) de margarina, ou de gordura hidrogenada, e sovar bastante até voltar a ter a mesma textura. Não precisa adicionar mais açúcar.
Tirar da geladeira, deixar em temperatura ambiente por algumas horas e em seguida acrescentar mais açúcar impalpável até atingir o segundo ponto de desgrudar das mãos, abrir com o rolo e cobrir o bolo, ou usar para modelagens. Conforme for recebendo mais açúcar, a pasta vai tomando forma.
A pasta americana feita para cobrir o bolo, em seu segundo ponto, de soltar das mãos, deve ser utilizada ao terminar de fazê-la, imediamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode aparecer rachaduras com mais facilidade.
Quando os dedos ficarem marcados na pasta, sem que ela esteja grudando mais nas mãos, é hora de parar de acrescentar o açúcar, pois terá atingido o ponto ideal.
As diferenças climáticas, local seco ou úmido, alteram a quantidade de açúcar a ser usado. Caso o clima for muito seco, acrescentar 1 colher (sopa) de glicerina.
Em climas de umidade alta do ar, acrescentar 1 colher (chá) de CMC. Caso coloque o CMC, misturar em um pouco de açúcar antes de colocar junto aos outros ingredientes, pois evita criar grumos.

Quanto mais sovar a pasta, mais macia e elástica ela ficará.
Melhor corante para ser usado para tingir a pasta americana é o corante gel. Para pintar o corante em pó e o gel.
Aplicar o corante gel com um palito, em pequenas quantidades, até conseguir a cor desejada.
Sovar bem a pasta até incorporar todo o gel.
O corante em gel é muito concentrado, portanto, para as cores claras, deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais, porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado.
Corante líquido: utilizado apenas com aparelhos de tingimento, conhecidos como "Aerógrafos".  
O corante em pó dourado, prateado e perolado, existem apenas na versão em pó. Para incorporar a massa é necessário diluir o mesmo no álcool de cereais, ou em qualquer outra bebida branca que contenha álcool, ou essência de limão e aplicar com um pincel no local desejado.
O mesmo vale para todas as cores de corante em pó.
Ao aplicar corante preto ou vermelho, deixe a massa descansar até obter as cores.
Segredinhos para obter as cores vermelha e preta:
Usar corante laranja e rosa na pasta, antes de aplicar o corante vermelho. Deixar descansar antes de trabalhar a pasta.
Usar corante verde escuro, azul escuro antes de aplicar o corante preto. Deixar a pasta descansar antes de trabalhar com a mesma.
Para colar a decoração feita em pasta americana, sobre um bolo coberto também com pasta, usa-se água em pequena quantidade através de um pincel, desde que o enfeite que está sendo colado no bolo, não esteja seco, caso contrário apenas o glacê real poderá servir de cola.
Portanto, deve-se colar com glacê real, os enfeites feitos em pasta americana que já estejam secos na hora da aplicação no bolo.
A pasta americana não deve ser exposta à umidade, por isto os recheios do bolo devem ser mais consistentes e firmes.
O bolo pronto não deve ser guardado na geladeira para que não haja alteração na consistência da cobertura.
Procure utilizar essências neutras, como a de baunilha, ou amêndoa para não anular o sabor do bolo ou combine a essência com a massa e o recheio do bolo.

Seguindo todas estas recomendações acima, a possibilidade de sucesso na confecção da pasta americana cobertura será maior, aliados a uma boa dose de paciência e força de vontade para tentar fazer, praticar e treinar muito, que no final ficará tudo lindo. Sucesso!Nancy Neide F


29 comentários:

Márcia Regina disse...

Estou de boca aberta....e babando...kkkkk...que coisa mais linda nancy....sempre quiz fazer coisas lindas assim...será que consigo?....acho que vou tentar....obrigada pelas receitas e dicas....você é muito generosa por compartilhar com a gente....

Anônimo disse...

caramba,amiga.que lindo.vc é profissional.sabia que não consigo mais entrar no site do receitáculo?

Unknown disse...

oi querida. amei o seu trabalho, parabens!obrigada por compartilhar conosco. Trabalho com bolo confeitado e uso só o glacê real. vou tentar agora a pasta americana. beijossssssssss

Neide Franco disse...

Oi Naide, que bom que voce gostou de meu trabalho. Volte sempre. E espero que voce consiga fazer maravilhas, tente que voce consegue. Beijos.

Nancy Neide disse...

Abelhinha voce anda muito sumida ae eu estou com muitas saudades. Beijos!

Nancy Neide disse...

Abelhinha estou com saudades de voce! Volte logo!

Arethusa Rejane disse...

que legal,amei vou tentar e se conseguir retornarei para elogiá-la ainda mais,fiquem com Deus.

Neide Franco disse...

Obrigada Arethuza, volte sempre. Abraços.

Unknown disse...

Olá, trabalho em escola inantil, estava procurando uma massa de modelar só com açúcar, se tiver uma idéia, por favor me post: zanaliacarneiro@hotmail.com.
Amei seu blog, vc me transmitiu muita paz e serenidade. Um beijo e até.

Neide Franco disse...

Amiga Zá, muito obrigada pela visita. Volte sempre. Veja a outra receita que voce poderá fazer lindos trabalhos com as crianças.
Modelagem com marzipã.
http://wwwestrelaguiacom.blogspot.com/2008/10/culinria-brilhantemarzip-de-coco.html
Espero que voce goste.
Caso faça e goste, pode me enviar fotos para
nancyfranco55@gmail.com
Eu as colocarei no cantinho de meus amigos.
Beijos e Feliz Páscoa.

comecandoarte.blogspot.com disse...

nossa nancy meus parabéns ,pelo seu carinho em colocar tão explicadinho assim ,e faze a alegria das pessoas com suas experiencias ,que DEUS te abençoe pelo carinho e por quere ajudar o proximo .tenha certeza que voce ajuda muita gente continue assim e DEUS te dara a recompensa.voce sabe nem todos passa as receitas ne. beijos e felicidades e que voce almeje todos os seus sonhos.

Neide Franco disse...

Amiga Adriana, fico muito feliz que voce tenha gostado de meu tabalho. Espero poder estar sempre compartilhando com voces estas maravilhas. Abraços e fique com Deus.

Anônimo disse...

Prezada Nancy, fiquei muito feliz em ver sua receita passo a passo,e ate ja tive a felicidade de fazer a pasta. Deu tudo certo!!! testei numa base de isopor e ficou lindo!! ate arrisquei umas florzinhas.. mas tenho alguma duvidas em relação a aplicação. a gente coloca direto sobreo o bolo? ou passa algo antes no bolo? em doce de leite? uma geleia?ou um gacê? qual a finalidade disto?OBgada!! e parabéns!!!Carol Dantas- Boa Vista /Roraima

Anônimo disse...

Olaaa
Amei essa massa americana, mais preciso de sua ajuda , porque moro na frança e nao sei como encontrar a glucose de milho, posso subistituir por algum ingrediente??
Obrigada
Fatima Cheverria

Neide Franco disse...

Ola Fatima, seja muito bem vinda. Voce pode usar o Karo branco. Nao sei o nome dele ai. Experimente e me diga se ficou bom. Obrigada pela visita.
Beijos e sucesso.

Unknown disse...

Olá querida...amo esse trabalho...quero aprender muto mais e sempre...e com certeza aprenderei com vc...rsqueria tirar uma duvda...ao invés de glucose..posso usa "karo"??...embora a densidade e a quantidade de liquidos sejam dferentes..queria saber se mesmo assim consigo obter a mesma qualidade na pasta americana..bjos

Neide Franco disse...

Olá amiga Cleo
esta pergunta sempre me fazem. Eu prefiro usar a glucose de milho, mas caso voce não tenha, tente com o karo(que é também glucose). Veja se voce gosta do resultado. Voce pode experimentar com a metade da receita e ver se gosta. Ok?
Sucesso. Se voce quiser ver mais sobre culinária de Estrela Guia e de meus amigos, veja aí do lado direito,no blog, e entre em nossa comunidade no orkut.
ESTRELA GUIA NF-CULINÁRIA.
Voce vai gostar e muito. Tem muito sobre bolos confeitados. Beijos e obrigada pela visita.

Unknown disse...

Querida Nancy adorei a receita da pasta americana, fizemos em vermelho morango,corante em gel só que ficou rosa, como faço ou qual tipo de vermelho que tenho que usar para ficar vermelho? gostaria de saber recheios com morango, abacaxi chantilly e creme de leite pasterisado. beijos gaúcho Gizelia e Lucelia

Neide Franco disse...

Oi amigas, Lu e Gi.
Eu uso corantes gel ou líquidos da Wilton. É preciso colocar o corante e esperar para pegar a cor.
Quanto aos recheios, assim que possível colocarei alguns aqui. De uma olhada nas comunidades do orkut que falam sobre bolos confeitados, muitas vezes, tiramos dúvidas lá com os amigos.
Entre em nossa comuniade Estrela Guia NF-culinária. O endereço está no aqui no blog, lado direito. Beijos.Voltem sempre e muito obrigada.

Neide Franco disse...

Amigos....
sobre as perguntas a respeito dos corantes preto e vermelho, e a dificulade de pegar a cor nos trabalhos, a que são aplicados, digo o seguinte:
...realmente existe esta dificuldade, e quando isto acontece é melhor mesmo pintar direto com pincel e os corantes gel, ou com aerógrafos.
Pedindo opinião a minha amiga Márcia, grande cake designer, ela me respondeu o seguinte:
Oi Nancy.... Boa Noite!
Isso é verdade Nancy...colocando-se o vermelho, a Pasta fica Rosa, o mesmo com o preto - cinza....
Mesmo usando corante tipo gel e de marcas boas, isso vai acontecer sempre!
Duas soluções possíveis (que uso), façoo bolo e pinto à mão
com pincel largo e corante vermelho puro,e ou preto.
E agora encontr-ase a Pasta Americana Pronta já em cores...
Aqui na minha cidade (pequena) não tem....já comprei nas capitais mais próximas!
E já escrevi para vários fóruns de grandes confeiteiros, mas acredite ningúem nunca me respondeu...
O que consegui, foi assim... eu mesma decidi pintar à mão.
Aí em uma revista ví a propaganda de pastas prontas em cores.
Tentei colocar mais corante....mas aí chega ao ponto de "desandar" a massa...
Continuo sempre tentando descobri....caso consiga...tenha certeza de que aviso!...
Quando obtivermos mais informações estaremos aqui. Abraços a todos.

luciana disse...

oi nancy, seu trabalho é lindo, sou a luciana aqui das alagoas
terra de muito sol e praias bonitas gostaria muito que vc passa-se no meu blog e deixase seu selinho, ai vai o end. lucianabolos personalizados.blogspot.com . te aguardo anciosa !beijos.

luciana disse...

oi nancy sou a luciana aqui de maceio -al seu trabalho é um show ,por favor passe no meu blog é deixe um selinho ai vai o end. lucianabolospersonalizados.blogspot.com .te aguardo abraço!

Valdinha Amarall disse...

Agora ja existem corantes prateados e dourados em gel.Eu comprei um na pascoa achando que era em pó.

Valdinha Amarall disse...

Agora ja existem corantes prateados e dourados em gel.Eu comprei um na pascoa achando que era em pó.

Neide Franco disse...

Olá P.Amral, sim e os corantes brilhantes são lindos. Abraços. Nancy

Andrevanda disse...

lindo blog amiga te amo

Neide Franco disse...

AndreVanda...querida amiga eu também amo voce. Muito obrigada pela visita. Volte sempre. Beijos de Nancy

Anônimo disse...

Gostaria de saber se eu seguir o comando indicado. Eu consiguo fazer. E gostaria tambem de saber como faz os detalhes. Do bolo de presente Bjs Da. Isnara

Neide Franco disse...

Amiga Isnara, só voce tentando fazer é que verá o resultado. Tente, voce pode fazer até mais bonito. Quanto aos detalhes do bolo presente, voce precisa de cortadores para os desenhos, mas caso nao tenha, tente cortar com faca pu estilete. Abraços.

Facebook