28 julho 2008

REFLETINDO*JESUS, O PEDAGOGO DA HUMANIDADE*...

Jesus, o Pedagogo da Humanidade
Jesus é o nosso modelo moral por excelência. Destituído de todos os apetrechos míticos com que os séculos o enfeitaram, ele reaparece, à luz do Espiritismo, na sua grandeza de Espírito Puro, que veio à Terra para nos mostrar o caminho da evolução. Surge aos nossos olhos não mais como Rei, Salvador, segunda pessoa de uma trindade irracional, mas como irmão mais adiantado, espírito perfeito, com o único título que aceitou em vida: o de Mestre.
E Mestre é Jesus da humanidade.
Ele é o Pedagogo da nossa Educação espiritual.
Professor de almas matriculadas na escola da Terra, Ele representará o "caminho, a verdade e a vida" para nosso progresso.
Jesus não ensinou em cátedras, não fez parte de corporações científicas, não se revestiu de nenhum título terreno e não fundou escolas ou instituições, nem mesmo nelas ensinou.
E foi o maior dos Mestres.
Ensinava sem nenhum outro instrumento a não ser seus atos de amor, suas palavras simples e sua autoridade divina.
Jesus curava, servindo o povo, aliviando-lhes as dores, conquistando-lhe o coração pelo seu devotamento, e ensinava por histórias compreensíveis princípios claros de moralidade. Eis uma capacidade didática imprescindível: a de saber se achegar ao educando, em seu nível de interesse, de vivência e de compreensão.
Mas como o que é simples e verdadeiro é atemporal, suas palavras e seus ensinos não tinham apenas o dom de tocar os homens de seu tempo, mas todos os homens de todas as épocas.
Pouca gente percebe o caráter genial e poético das pregações de Jesus. Ele não foi apenas um homem bom. Tinha uma bondade inteligentíssima e o conhecimento da Lei Divina transbordava de seus lábios de forma delicada e pura - de tal modo que suas palavras guardam ainda e guardarão sempre a firmeza da eternidade, o perfume da elevação, o sabor da poesia e a força da verdade.
Trechos do Livro "A Educação Segundo o Espiritismo" de Dora Incontri

Nenhum comentário:

Facebook