24 julho 2008

BRILHO INTERIOR* EXERCITANDO A PACIÊNCIA...*


A PACIÊNCIA NOS PROPRORCIONA SENTIDO PARA MAIOR QUALIDADE DE VIDA.

VIDAS MAIS LONGAS E LIVRES DE ESTRESSES.

Muitas vezes estamos atuando em áreas profissionais, em cargos que nos resulta grandes somas de dinheiro. Salários altos, que nos posiciona em altos padrões sociais, e muito conforto material.

Porém, nos colocando em riscos de vida, de sofrer infarto. Temos que ser cautelosos.

Os efeitos fisiológicos da impaciência, gera estresse e raiva.

As pessoas zagadas e estressadas são mais propensas a ter câncer, e entre quatro a cinco vezes sujeitas a sofrer problemas cardíacos.

Os efeitos biológicos negativos da raiva e do estresse resultam batimento cardíaco mais acelerado, aumento de pressão sanguínea e maior acidez estomacal.

O efeito negativo que desencadeia, em nosso cérebro quando sentimos raiva, ódio, gera excitação, aumenta a quantidade de hormônios do estresse, e os mesmos são lançados na corrente sanguínea.

Segundo cientistas, este processo resulta enfraquecimento no sitema imunológico, especialmente das células responsáveis pelo combate as infecções do corpo.

Quando os músculos se contraem , as veias ficam estreitas e o coração precisa de acelerar, trabalhar mais rápido pra circular o sangue. Bate mais forte.

Ao estamos calmos, harmonizados, nosso sitema de defesa, se desliga. Os músculos relaxam, os vasos sanguíneos se dilatam, a pressão arterial diminue e o batimento cardíaco desacelera.

Com isto em sequencia o sistema imunológico normaliza, volta a produzir o número de células

necessárias ao combate da infecções, ou seja, das doenças.

A paciência nos leva a calma, tranquilidade, diante de situações estressantes. Tanto por circunstâncias externas, do meio ambiente, ou por internas geradas, por exemplo, pela raiva, ódio.

A paciência desacelera a desarmonia criada no sistema nervoso, e o deixa descansar.

O sistema de defesa é de extrema importância para a nossa sobrevivência, nos auxilia a fugir do perido. Mas não podemos usá-lo a todo isntante. Ele é projetado para ser usado de vez em quando, e não a todo instante. Não pode ficar ligado por longo tempo.

O estilo de vida atual, em alta frequencia, exige que este sistema fique ligado todo o tempo. Excesso de horas de trabalho, trânsito acelerado, prazo de entrega de trabalho esgotando, discussões com nossos entes queridos, paulatinamente esgota nossos corpos e nossas mentes.

Dai a importância da prática da paciência, como uma magnífica estratégia para conservarmos a nossa saúde, nos proporcionando uma boa qualidade de vida.

Procuremos então, desviar dos golpes da vida, e tolerar as diferenças dos outros seres humanos, pois menos estresse e menos sofrimentos experimentaremos.

SE ISTO SIGNIFICA MELHOR QUALIDADE DE VIDA, VAMOS TENTAR PRATICAR SEMPRE A PACIÊNCIA!!!
PODEMOS FAZER USO DA MEDITAÇÃO, COMO APOIO EFICAZ , PARA DESENVOLVERMOS A HABILIDADE DA PACIÊNCIA.
"COM TEMPO E PACIÊNCIA A FOLHA DA AMOREIRA SE TRANSFORMA NUM VESTIDO DE SEDA." Provérbio Chinês.
Pesquisa A sua biografia se torna biologia . Caroline Myss. O poder da Paciência de M.J.Ryan.
Texto de Nancy Franco.

Nenhum comentário:

Facebook